Professora Eliane desenvolve projeto que visa valorizar a mulher do campo

18/7/2017

Projeto foi destaque no site TR Notícias. Veja abaixo a matéria publicada: 

 

A professora Eliane Rufino Faria está desenvolvendo o projeto "Mãos de prata em terras que valem ouro", com 22 alunos do 3º e 4º Anos da Escola Municipal Barzotto de Mamborê. O projeto objetiva a valorização e reconhecimento da mulher do campo. "A valorização do trabalho dessas mulheres, que não estão mais atrás do homem, mas estão lado a lado. Sabem de tudo, são guerreiras", disse a idealizadora do projeto, informando ainda que o mesmo está inscrito para concorrer na categoria Experiência Pedagógica do programa Agrinho 2017.

A execução do projeto teve início em março deste ano, com os 22 alunos do período da manhã e que retornam à escola, à tarde, para o contraturno. Além de atividades de desenho, redação, gráficos e pesquisa em sala de aula, os participantes estão realizando pesquisas de campo, com a realização de visitas. Há algumas semanas, a professora conduziu os alunos ao orquidário de Herta Radecki, na região do Gavião. Eles também estiveram na Vila Rural, conhecendo um pouco da agricultura familiar e o trabalho de outra mulher, que é a Senhora Terezinha. Ela fornece verduras à escola. Na propriedade de Lucia Mazur, a turma viu o trabalho com gado leiteiro, e, no Bairro Adventista, acompanharam o trabalho de Neiva Mello Zukovski, preparando pamonha e outros itens para comercialização na feira do produtor.

 

A Prof. Eliane informou que outras visitas deverão acontecer até o encerramento do projeto, em agosto. Talvez haverá um acampamento. Uma noite de homenagens deverá acontecer no Centro Cultural, em agosto.

Evento na escola

Na tarde de terça-feira (4), algumas equipes/associações, formadas e lideradas por mulheres, estiveram na Escola Barzotto, conversando com as crianças. Entre elas, a Associação das Crocheteiras do Guarani. Herta Radecki fez uma demonstração do cultivo de orquídeas. A secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback, também esteve presente, bem como a diretora da escola, Marli Drancka Beltrame.

 

 

 

 

Please reload

Av. Manoel Francisco da Silva, 1059.

Mamborê - PR 

CEP - 87340-000

44-35682133 / 2879 / 2949

© 2019 por Secretaria Municipal de Educação de Mamborê / Desing Felipe Coimbra da Costa

logo municipio_edited.jpg
  • Facebook
  • YouTube
estad_edited.jpg

Redes Sociais: