Secretaria de Educação desenvolve Programa de Formação Continuada para Professores da Rede Pública Municipal

26/3/2019

 OBJETIVOS

 

Auxiliar os professores e gestão escolar a ponderar e melhorar todos os aspectos pedagógicos, propondo estratégias com a finalidade de sanar dificuldades e sugerindo mudanças significativas para toda a comunidade escolar.

Oportunizar momentos de reflexão e aperfeiçoamento  nas suas práticas pedagógicas e também de promover o protagonismo de seus alunos, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem.

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente projeto destina-se a atender prioritariamente ao plano de cargos e carreira do Magistério municipal lei 20/2012,  cap.V , nos art. 53 e 54 . Onde prevê o aprimoramento permanente do ensino e a progressão na carreira. E ainda, atendendo a BNCC, podemos conceituar a formação continuada, como sendo uma atitude frente aos desafios pedagógicos, políticos e sociais, que deve estar pautada em uma sólida teorização e reflexão. E formação continuada “em serviço” implica em ser realizada no contexto educativo do tempo e espaço de trabalho numa contínua dinâmica de construção do desenvolvimento profissional. Isso a diferencia das concepções anteriores como “capacitação”, “treinamento”, “reciclagem” que limitavam o professor e sua capacidade de discussão e reflexão situando-o num processo de ajuda constante e apoio necessário à sua prática educativa.           
Por isso mesmo é primordial a capacitação profissional de todos os servidores ligados à Educação de nosso município, na busca por um Ensino adequado às mudanças, transformações e realidades presentes em nossa sociedade.

 

CRONOGRAMA

 

Objetivo: A proposta de trabalho é colaborar na formação dos professores para que percebam a importância de desenvolver a Consciência Fonológica nas suas práticas pedagógicas. A Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental são importantíssimos para o desenvolvimento da criança, pois é nesses primeiros anos que se desenvolvem as capacidades de perceber as relações entre os sons e grafemas e a habilidade de manipulação dos sons da fala em componentes menores – palavras, sílabas e fonemas. Além disso, as competências fonológicas colaboram para a aprendizagem da escrita e da leitura, pois, assim, a criança terá mais facilidade em relacionar os fonemas e os grafemas, refletindo sobre os sons e a forma de representá-los na escrita. Dessa forma, os educadores são de extrema importância para o desenvolvimento da Consciência Fonológica, pois é a partir das experiências propostas e planejadas por eles que as crianças irão desenvolver a relação entre fonemas e grafemas, mesmo antes de conhecer as letras e as suas formas, contribuindo, assim, futuramente, no processo de alfabetização.

 

Inscrições até dia 28/03 CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER.

 

Objetivo: Contribuir para a construção do conceito de Educação Emocional, reconhecendo o ambiente escolar como um importante espaço para o desenvolvimento de competências sócio emocionais.

 

 

Objetivo: Disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo. Capacitar educadores de educação infantil e ensino fundamental na metodologia do Programa, para a elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais cooperativos.

 

 

Objetivo: Pretende-se com o Curso de Gestão Escolar  orientar sobre  as formas  de planejar e administrar a estrutura escolar. Conhecer a organização de uma instituição escolar, como funcionam,  quais suas atribuições e deveres, além de conhecer conceitos sobre Gestão Administrativa, Pedagógica, de Recursos Humanos e muito mais.

 

Público-alvo: Profissionais da educação da rede pública municipal .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Secretaria Municipal de Educação de Mamborê desenvolve Programa de Resposta à intervenção fonológica

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo