Secretaria de Educação realiza Formatura do PROERD 2019


Foi realizada ontem (30) em Mamborê a formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, a organização foi da secretaria de Educação de Mamborê e da Policia Militar com o apoio da prefeitura. 266 alunos de 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e a escola Nossa Senhora de Fátima receberão certificados de conclusão.


O PROERD está em mais de 50 países, é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as secretarias de Educação municipais. O instrutor PROERD é um policial militar voluntário, selecionado diante de conduta profissional, ética e moral. Deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho de educação.


O Policial Militar vai até as escolas e ministra aulas para as crianças. São 11 lições distribuídas em uma aula semanal, durante um trimestre letivo. O Programa reforça a auto-estima dos alunos, ensina a lidar com as tensões, resistir às pressões e principalmente a dizer não às drogas e à violência.


O cerimonial de abertura contou com a presença do prefeito Ricardo Radomski; secretária de Educação Maria Tereza Murback; Aspirante a oficial Henrique Duarte Santos representante do 11º Batalhão da Policia Militar de Campo Mourão; Subtenente Mauro Fernandes de Souza comandante do 3º Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária; Subtenente Mário da Silva comandante do Destacamento de Mamborê; soldado Elenice Aparecida Martins instrutora do PROERD; vereador Fabio Ferreira que representou o legislativo municipal além dos vereadores Everson Clei Tiburcio, Jairo Arruda e José Aparecido Januário


O prefeito Ricardo Radomski destacou a importância do PROERD na formação dos alunos, ensinando-os desde pequenos a se defender dos perigos que representam as drogas. O prefeito concluiu dizendo que enquanto estiver à frente do executivo municipal será sempre um aliado da Polícia Militar, dando todo o apoio para que o PROERD se fortaleça cada vez mais como um grande instrumento de combate às drogas e à violência, disse o prefeito.


A secretária de Educação Maria Tereza falou da parceria que resulta na realização do PROERD, em nome de todos os professores, diretores e coordenadores pedagógicos a secretária parabenizou o trabalho do Soldado Elenice que foi a instrutora em Mamborê e também a polícia militar pelo sucesso desde que é um dos maiores programas de combate às drogas e a violência do mundo, falou a secretária.


O Subtenente Mauro Fernandes de Souza após fazer uma fala especial aos alunos, destacou a importância dos pais, da família em acompanhar os passos dos filhos, para que estejam sempre protegidos e longe dos perigos das drogas e de traficantes.


Durante o cerimonial foi proferido o juramento PROERD, também foram entregues premiações para redações selecionadas em cada turma. Cada aluno recebeu um certificado de participação e conclusão do PROERD.


No encerramento foram sorteadas entre os alunos cinco bicicletas, tendo como ganhadores;

  • Iago Trindade dos Santos – Escola Santa Maria

  • Bruno Polizelo Santos Petek – Escola Nossa Senhora de Fátima

  • Gabriel dos Santos – Escola Santa Maria

  • João Vitor Ribeiro Pereira – Escola Professora Elisabete das Neves Teixeira Fernandes

  • Trinity da Silva Mendes – Escola Barzotto










Av. Manoel Francisco da Silva, 1059.

Mamborê - PR 

CEP - 87340-000

44-35682133 / 2879 / 2949

logo municipio_edited.jpg
  • Facebook
  • YouTube
estad_edited.jpg

Redes Sociais:

© 2019 por Secretaria Municipal de Educação de Mamborê / Desing Felipe Coimbra da Costa