Secretaria Municipal de Educação de Mamborê desenvolve Programa de Resposta à intervenção fonológica

A Secretaria Municipal de Educação de Mamborê desenvolve desde 2018 o Programa de Resposta à intervenção fonológica associado à correspondência Grafema-Fonema com tutoria ao professor (PRIPROF-T) com as turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental I.

Este programa é baseado no modelo de resposta à intervenção (RTI) e é dividido em três etapas.

Primeiramente realizamos a pré-testagem, onde todas as crianças são avaliadas, tendo como objetivo a identificação precoce dos escolares que apresentam dificuldades no processo de alfabetização sendo de RISCO para problemas de leitura, como a dislexia.

Depois, durante 12 semanas consecutivas, a Fonoaudióloga Educacional Fernanda B Belgamasco, coordenadora do programa, orienta o trabalho dos professores quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura nos escolares em fase inicial de alfabetização através de atividades especificas. Neste período, as crianças passam por monitoramento dos progressos e recebem intervenção em sala de aula de maneira direta e intensiva de acordo com a necessidade de cada escolar.

Finalizando as atividades, é iniciado a ultima etapa com a pós-testagem para identificar os escolares que permanecem SOB ATENÇÃO que constituirão os grupos de crianças que participarão da 2ª camada do modelo RTI e assim estimular as habilidades que ainda estão rebaixadas para o ano escolar. Com a falta de resposta a esta intervenção, a criança é encaminhada a atendimento individualizado e avaliação multidisciplinar – 3ª camada.

Neste ano de 2019, todos os alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental I foram beneficiados com o programa.

No primeiro semestre o programa foi desenvolvido com os alunos do 2º ano, onde obtivemos um excelente resultado, hoje temos apenas 11% dos escolares SOB ATENÇÃO. No segundo semestre, a classificação dos alunos do 1º ano para a pré-testagem era de 66% SOB ATENÇÃO e hoje na pós-testagem temos apenas 21% SOB ATENÇÃO. Esses alunos continuarão sendo acompanhados desde o inicio do ano escolar de 2020 para a promoção de seu aprendizado.

A DISLEXIA é decorrente de diferenças nos processamentos individuais, que são frequentemente caracterizados por dificuldades no início da alfabetização, o que compromete a aquisição da leitura, da escrita e da ortografia, além de apresentar falhas nos processos cognitivos, fonológicos e/ou visuais. (Reid, 2016)

Portanto, a identificação precoce de crianças de RISCO para problemas específicos de leitura é o melhor caminho para prevenir maiores complicações neste processo ensino aprendizagem e a Secretaria de Educação do Município de Mamborê esta atenta e atuante para garantir uma alfabetização de ponta aos seus escolares.


Av. Manoel Francisco da Silva, 1059.

Mamborê - PR 

CEP - 87340-000

44-35682133 / 2879 / 2949

logo municipio_edited.jpg
  • Facebook
  • YouTube
estad_edited.jpg

Redes Sociais:

© 2019 por Secretaria Municipal de Educação de Mamborê / Desing Felipe Coimbra da Costa